Este blog tem como objetivo trazer reflexões bíblicas, filosóficas e educacionais que estimule a fé o pensamento critico e o respeito pela vida.

Inscreva - se

Quem sou eu

Minha foto
A maravilhosa disposição e harmonia do universo só pode ter tido origem segundo o plano de um Ser que tudo sabe e tudo pode. Isso fica sendo a minha última e mais elevada descoberta. Issac Newton. No princípio criou Deus os céus e a terra. Gn. 1.1
Marcos M. de Paula. Tecnologia do Blogger.
Powered By Blogger

CONSTRUTIVISMO (PEDAGOGIA)


 CONSTRUTIVISMO

 

O construtivismo é uma abordagem pedagógica que se baseia na ideia de que o conhecimento é construído pelo indivíduo, a partir de suas próprias experiências e interações com o ambiente. Segundo Piaget, um dos principais teóricos do construtivismo, "o conhecimento não é uma cópia da realidade, mas uma construção da mente".

Essa perspectiva valoriza a participação ativa do aluno no processo de aprendizagem, em contraposição ao modelo tradicional de ensino, que coloca o professor como detentor do conhecimento e o aluno como mero receptor. Como afirma Vygotsky, outro importante teórico do construtivismo, "a aprendizagem é um processo social e culturalmente mediado".

Dessa forma, o papel do professor no construtivismo é o de facilitador, que estimula o aluno a explorar, questionar e descobrir o conhecimento por si mesmo. Como destaca Paulo Freire, "ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção".

Em suma, o construtivismo é uma abordagem que valoriza a construção ativa do conhecimento pelo aluno, por meio de suas próprias experiências e interações com o ambiente. Como afirmou Piaget, "o conhecimento não é dado, nem encontrado, mas construído".

Existem diversas formas de aplicação do construtivismo na ação pedagógica. Algumas delas são:

1.    Aprendizagem baseada em projetos: nessa abordagem, os alunos são incentivados a desenvolver projetos que envolvam a aplicação prática do conhecimento adquirido. Dessa forma, eles têm a oportunidade de construir seu próprio com

2.    Aprendizagem cooperativa: nessa abordagem, os alunos trabalham em grupos para resolver problemas e desenvolver projetos. Dessa forma, eles têm a oportunidade de compartilhar conhecimentos e experiências, construindo o conhecimento de forma colaborativa.

3.    Aprendizagem por descoberta: nessa abordagem, os alunos são incentivados a descobrir o conhecimento por si mesmos, por meio da exploração e experimentação. O professor atua como facilitador, orientando e estimulando os alunos na sua busca pelo conhecimento.

4.    Aprendizagem significativa: nessa abordagem, o conhecimento é apresentado de forma contextualizada e relacionada com a realidade dos alunos. Dessa forma, eles conseguem estabelecer conexões entre o que já sabem e o que estão aprendendo, construindo um conhecimento mais significativo e duradouro.

Essas são apenas algumas das formas de aplicação do construtivismo na ação pedagógica. O importante é que o professor esteja sempre buscando formas de estimular a participação ativa dos alunos no processo de aprendizagem, valorizando suas experiências e interesses, e criando um ambiente propício para a construção do conhecimento.

 

Marcos M. Paula

0 comentários:

Postar um comentário

Todos os comentários são bem vindos, porém espera-se que o respeito seja a base fundante dos relacionamentos sociais.