Este blog tem como objetivo trazer reflexões bíblicas, filosóficas e educacionais que estimule a fé o pensamento critico e o respeito pela vida.

Inscreva - se

Quem sou eu

Minha foto
A maravilhosa disposição e harmonia do universo só pode ter tido origem segundo o plano de um Ser que tudo sabe e tudo pode. Isso fica sendo a minha última e mais elevada descoberta. Issac Newton. No princípio criou Deus os céus e a terra. Gn. 1.1
Marcos M. de Paula. Tecnologia do Blogger.
Powered By Blogger

Processo ensino aprendizagem


 

Qual o papel do contexto, do mundo em que os/as discentes estão inseridos/as no processo de aprendizagem?

A importância do contexto na vida escolar dos discentes, como diz Silva, ”está na realidade de que o ambiente interfere na interiorização das atividades cognitivas do indivíduo”, uma vez que é através dele que o processo de socialização tem acontecido na história do Ser humano, Silva ainda destaca, “a linguagem é construída socialmente”. O contexto é importante, pois apresenta a realidade dos sujeitos envolvidos no processo de ensino e aprendizagem, já que contempla as diversas realidades de cada período histórico-cultural-social na vida dos alunos assim como dos professores.

Outro fator importante dentro dessa temática é o que diz Silva, o papel dos contextos sócio-histórico-culturais nos processos de desenvolvimento e de aprendizagem desperta vários processos internos que são capazes de operar somente quando a criança interage com pessoas em seu ambiente e quando em cooperação com seus companheiros. Por conseguinte, o contexto é um recurso que ajuda ao aluno entender de forma gradativa os conteúdos dentro de sua própria realidade sócio-histórico-cultural, culminando em aprendizagem significativas, como relata Silva, visto que existem dimensões diferentes para cada contexto histórico na vida humana.

            Portanto, a importância do contexto no que se refere a prática pedagógica propicia os saberes já interiorizados pelos alunos vividos em seu próprio tempo (contexto), uma vez que, contextualização é de fato um mecanismo de aprendizagem, pois como diz Silva, “aumenta a qualidade da relação do homem com o mundo e com o outro”, o que beneficia o processo de ensino-aprendizagem.

     

0 comentários:

Postar um comentário

Todos os comentários são bem vindos, porém espera-se que o respeito seja a base fundante dos relacionamentos sociais.