Este blog tem como objetivo trazer reflexões bíblicas, filosóficas e educacionais que estimule a fé o pensamento critico e o respeito pela vida.

Inscreva - se

Quem sou eu

Minha foto
A maravilhosa disposição e harmonia do universo só pode ter tido origem segundo o plano de um Ser que tudo sabe e tudo pode. Isso fica sendo a minha última e mais elevada descoberta. Issac Newton. No princípio criou Deus os céus e a terra. Gn. 1.1
Marcos M. de Paula. Tecnologia do Blogger.
Powered By Blogger

SÍNTESE DIFERENÇA ENTRE PIAGET, VIGOTSKY E WALLON


 PIAGET: Estudou como a inteligência se formava no ser humano, a origem da inteligência.

Teoria de Piaget: Epistemologia Genética

O foco de Piaget: O professor tem que ser um facilitador da aprendizagem na escola.

Ele diz que a aprendizagem do aluno acontece em fases:

1º Estágio: Sensório Motor - 0 a 2 anos

2º Pré-operatório – 2 a 7 anos

3º Operatório Concreto – 7 a 11 anos

4º Operatório Formal

Epistemologia Genética proposta por Piaget é essencialmente baseada na inteligência e na construção do conhecimento e visa responder não só como os homens, sozinhos ou em conjunto, constroem conhecimentos, mas também por quais processos e por que etapas eles conseguem fazer isso.

Principais conceitos de Piaget: construção moral da criança. Anomia/Heteronímia/autonomia.

Reversibilidade

Permanência do objeto, as capacidades que as crianças têm de subsistência mentalmente.

A figura de um objeto.

Construção da moral

Lógica da criança

Permanência do objeto.

Vigotsky

Estudou a origem das funções psicológicas superiores.

 Aprendizagem para Vigotsky: Interação da criança com o meio/cultura.

Teoria interacionista:

Para Vigotsky o professor é mediador da aprendizagem na escola.

Ele diz também que existem algumas fases da criança:

1º Infância – 0 – 3 anos

2º Infância – 3 - 9 anos

3º Adolescência – 10 – 17 anos

Principais Conceitos de Vigotsky:

Meio

Interações

Mediações

Planos Genéticos

ZDP

Wallon

Teoria de Wallon: Psicologia Genética.

A aprendizagem vai acontecer a partir da relação com o movimento e a afetividade. O professor para Wallon é um fortalecedor de vínculos.

Fases: 

Estágio: impulsivo emocional

Estágio: Sensório Motor ou projetivo

Estágio: Personalismo

Estágio; Categorial

Estágio: Puberdade

Estágio: Adolescência

Conceitos: Afetividade/ Motricidade

Piaget: Desenvolvimento da aprendizagem no sentido biológico, com foco no amadurecimento das estruturas genéticas e celebrais.

Vigotsky: Desenvolvimento da aprendizagem com foco na interação com o meio externo e com a cultura.

Wallon: Desenvolvimento da aprendizagem no sentido psicológico, com foco na criação da identidade própria da criança. 

Extraído de aula Youtube.  





Um comentário:

  1. baccarat - A Practical Guide - Mana Spa
    Baccarat. A game 카지노 사이트 추천 of chance 인터넷카지노 with the most important aspects of the game of 카지노룰렛 chance, with the best parts of strategy. 바카라 검증 Learn the rules, the game rules and 카지노 온라인

    ResponderExcluir

Todos os comentários são bem vindos, porém espera-se que o respeito seja a base fundante dos relacionamentos sociais.