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SABERES E IDENTIDADE DO EDUCADOR SOCIAL


Título da pesquisa: Saberes e Identidades do Educador Social.

Nomes dos artigos pesquisados:

EDUCAÇÃO NÃO-FORMAL, EDUCADOR (A) SOCIAL E PROJETOS SOCIAIS. Maria da Gloria Gohn.

COMPETÊNCIAS DO PEDAGOGO COMO EDUCADOR SOCIAL – PROMOVENDO O DESENVOLVIMENTO PSICOSSOCIAL DO SER HUMANO. Cofferri, F.F e Nogaro, A.

Resumo

       A relação entre os artigos escolhidos e as aulas está na realidade e importância do educador social no cenário da educação não-formal, bem como nas competências e saberes do pedagogo, como diz Cofferri e Nogaro, enquanto, Educador Social.    

 Introdução

        Está pesquisa está voltada a utilização de artigos científicos para o diário de bordo, com o propósito de desenvolver de forma sintética o tema proposto em sala de aula a saber: Saberes e Identidades do Educador Social. Neste contexto, uma das áreas que tem sido objeto de estudos é a chamada educação não – formal, que segundo Maria da Gloria Gohn, são processos de autoaprendizagem e aprendizagem adquirida a partir da experiência em ações organizadas segundo eixos temáticos: questões étnico-raciais, gênero, geracionais e de idade, ou seja, a educação não formal procura resgatar de forma efetiva, valores essenciais para a formação de cidadãos protagonistas de sua própria vida, trazendo para eles a prática da cidadania, apreensão social, profissionalização, reforço escolar, dimensão sociocultural[1], através de práticas e ações fora das escolas em organizações sociais. Sendo que neste contexto é discutido o papel do educador social, como agente fundamental neste processo. Como já declarado, nossa pesquisa, não pretende ser exaustiva apenas sintética sendo seu principal objetivo, abordar a dimensão das competências desse profissional.  

O Educador Social

           Para que possamos compreender o papel do educador social e suas competências, encontramos uma definição sobre a palavra educar descrita por Cofferri e Nogaro que aponta para a realidade funcional desse profissional quando diz que a palavra educação em sua raiz, significa, a ação de construir alguém, de alimentar com amor para poder conduzir a caminhada. Essa definição se encaixa com uma das observações que discutimos em sala de aula referente ao perfil do educador social que é a empatia, uma vez que ajudar na construção de alguém, alimentar com amor e ajudar pessoas que na maioria das vezes são pessoas excluídas da sociedade, possuir essa qualidade de se colocar no lugar do outro é essencial. Visto que, esta deve ser uma prioridade na vida desse profissional, que tem como uma das suas funções, diagnosticar problemas e necessidades da sociedade, principalmente no que se refere as pessoas excluídas da sociedade, criar projetos de inclusão que possam garantir a diminuição das desigualdades sociais.

              Cofferri e Nogaro, destacam a prática na modalidade dos espaços de Educação Social, ambiente em que o educador social atua citando a Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) que aponta para o perfil deste profissional, o texto diz:

                                                                    “...atuar com ética e compromisso com vistas à construção de uma sociedade justa, equânime, igualitária; trabalhar, em espaços escolares e não-escolares, na promoção da aprendizagem de sujeitos em diferentes fases do desenvolvimento humano, em diversos níveis e modalidades do processo educativo; identificar problemas socioculturais e educacionais com postura investigativa, integrativa e prepositiva em face de realidades complexas, com vista a contribuir para superação de exclusões sociais, étnico raciais, econômicas, culturais, religiosas, políticas e outras; [...] participar da gestão das instituições em que atuem planejando, executando, acompanhando e avaliando projetos e programas educacionais, em ambientes escolares e não escolares; realizar pesquisas que proporcionem conhecimentos, entre outros: sobre seus alunos e alunas e a realidade sociocultural em que estes desenvolvem suas experiências não-escolares; sobre processos de ensinar e de aprender, em diferentes meios ambiental-ecológicos; sobre propostas curriculares; e sobre a organização do trabalho educativo e práticas pedagógicas”.    

                 Diante do exposto quanto a DCN, observamos que Maria da Gloria Gohn está correta ao dizer que, o educador social ajuda a construir com seu trabalho espaços de cidadania no território onde atua. A sociedade contemporânea está enferma por conta das desigualdades sociais, injustiças, corrupção etc. Diante desse quadro, a importância do educador social é extremamente importante, para que se possa oferecer alguma esperança para os menos favorecidos. Todas as competências identificadas nesta simples síntese nos revelam que o educador social é um profissional que pode ajudar a desenhar um futuro melhor se realmente esses profissionais levarem a sério a sua profissão.   

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