PRÁTICAS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS O PAPEL DO DOCENTE
Título da pesquisa: Práticas na educação de jovens e adultos.
Nomes
dos artigos pesquisados:
A FORMAÇÃO DE EDUCADORES E A CONSTITUIÇÃO DA
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS COMO CAMPO PEDAGÓGICO. Vera Masagão Ribeiro
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: REFLEXÕES SOBRE O
PAPEL DO DOCENTE. Cleiton Pereira Ferraz.
Resumo
A escolarização e a educação são um
direito de todos, sendo assim observamos que a EJA tem um papel relevante na
sociedade, uma vez que tem como objetivo ajudar aqueles que por algum motivo
não conseguiram concluir os estudos. Neste contexto, entendemos que a
alfabetização de jovens e adultos, proporciona a estes sujeitos a oportunidade
de serem inclusos nesta sociedade tão desigual. Desta forma, o papel do
educador é extremamente importante, pois este profissional deve trabalhar como
mediador, facilitador do ensino aprendizagem desses alunos. Por isso, o
compromisso do educador para com este público se apresenta na forma de como
este profissional irá se preparar e o quanto irá se dedicar ao seu oficio.
Nesta sintética pesquisa, vamos abordar essa temática docência e sua formação,
apontando para o papel do docente na educação de jovens e adultos.
Introdução
A importância do docente na educação de
jovens e adultos como alfabetizador e educador comprometido de forma ética,
política e social. Visto que, segundo Núnez e Mota o sucesso da aprendizagem se
dá em conformidade com a motivação que os alunos constroem em grande parte pela
motivação e habilidade do docente[1]. Sendo assim, observamos que o comprometimento
do educador neste segmento deve ser estimulante, em busca de uma educação de qualidade
para jovens, adultos e idosos que são os sujeitos dessa modalidade de ensino. Igualmente,
observamos que a formação deste profissional também é de extrema relevância,
visto que a formação e prática docente são elementos constitutivos da sua identidade
profissional.
A
formação de educadores
Quando as dimensões da formação do educador, vimos que ao contrário de uma educação bancária, o
educador precisa promover uma educação crítica que ajude aos educandos a possibilidade de compreender e como diz Freire, realizar a leitura da palavra e a leitura do mundo, leitura do contexto. Para que isto seja possível, a práxis docente nesta área necessita ultrapassar o simples domínio de conhecimentos e recursos e técnicas, é necessário objetivos e finalidades concretas, respeitando as tendências educativas, as organizações curriculares, bem como os documentos normativos-legais ligados a formação de docentes. Ainda citando Núnes e Mota, podemos acrescentar, que o professor deve ser um profissional em sua forma integral que, ajuda o desenvolvimento pessoal/intersubjetivo do aluno, um facilitador do acesso do aluno ao conhecimento, alguém de cultura que domina de forma profunda sua área de especialidade, científica e pedagógica/educacional.
Na modalidade de educação jovens e
adultos, percebemos nas aulas e leituras realizadas que a história da EJA
também foi caracterizada por lutas em busca do direto a educação para todos.
Sendo assim, muitas pessoas que buscam essa modalidade são pessoas que as vezes
foram até marginalizadas e neste aspecto o papel do professor e sua prática
docente se reveste de grande importância. Como diz, Ferraz, para alcançar
objetivos positivos no processo de ensino aprendizagem, pensando na educação
como sendo o meio para transformar a realidade do indivíduo, é necessário fazer
com que estes sujeitos compreendam que através da aquisição de conhecimento
será possível essa tão esperada transformação principalmente de si mesmo.
Considerações
finais
Observamos de forma bem sintética, a
importância do docente na educação de jovens e adultos. Vimos também, que este
educador precisa ter um preparo adequado, bem como um comprometimento ético em
sua prática docente. Ressaltamos, a questão de que na história da EJA
construída com lutas e desafios, o educador necessita despertar naqueles que
muitas vezes foram excluídos a possibilidade através da educação de serem
inseridos em novas oportunidades que advém da educação.
REFERÊNCIAS
BIBLIOGRÁFICAS
https://jus.com.br/artigos/74536/o-professor-de-educacao-de-jovens-e-adultos. Acesso em 13/10/2021.
NOVO, Benigno Núnez, Antônio Rosembergue
Pinheiro e Mota. O professor de educação de jovens e adultos.
FERRAZ, Cleiton Pereira et al. Educação de
jovens e adultos: reflexões sobre o papel do docente. Anais V CONEDU... Campina
Grande: Realize Editora, 2018. Disponível em:
<https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/47065>. Acesso em:
09/10/2021 11:53.
[1] https://jus.com.br/artigos/74536/o-professor-de-educacao-de-jovens-e-adultos.
Acesso em 13/10/2021
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