Este blog tem como objetivo trazer reflexões bíblicas, filosóficas e educacionais que estimule a fé o pensamento critico e o respeito pela vida.

Inscreva - se

Quem sou eu

Minha foto
A maravilhosa disposição e harmonia do universo só pode ter tido origem segundo o plano de um Ser que tudo sabe e tudo pode. Isso fica sendo a minha última e mais elevada descoberta. Issac Newton. No princípio criou Deus os céus e a terra. Gn. 1.1
Marcos M. de Paula. Tecnologia do Blogger.
Powered By Blogger

PRÁTICAS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS O PAPEL DO DOCENTE


 Título da pesquisa: Práticas na educação de jovens e adultos.

Nomes dos artigos pesquisados:

A FORMAÇÃO DE EDUCADORES E A CONSTITUIÇÃO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS COMO CAMPO PEDAGÓGICO. Vera Masagão Ribeiro

EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: REFLEXÕES SOBRE O PAPEL DO DOCENTE. Cleiton Pereira Ferraz.

Resumo

             A escolarização e a educação são um direito de todos, sendo assim observamos que a EJA tem um papel relevante na sociedade, uma vez que tem como objetivo ajudar aqueles que por algum motivo não conseguiram concluir os estudos. Neste contexto, entendemos que a alfabetização de jovens e adultos, proporciona a estes sujeitos a oportunidade de serem inclusos nesta sociedade tão desigual. Desta forma, o papel do educador é extremamente importante, pois este profissional deve trabalhar como mediador, facilitador do ensino aprendizagem desses alunos. Por isso, o compromisso do educador para com este público se apresenta na forma de como este profissional irá se preparar e o quanto irá se dedicar ao seu oficio. Nesta sintética pesquisa, vamos abordar essa temática docência e sua formação, apontando para o papel do docente na educação de jovens e adultos.   

Introdução

          A importância do docente na educação de jovens e adultos como alfabetizador e educador comprometido de forma ética, política e social. Visto que, segundo Núnez e Mota o sucesso da aprendizagem se dá em conformidade com a motivação que os alunos constroem em grande parte pela motivação e habilidade do docente[1].  Sendo assim, observamos que o comprometimento do educador neste segmento deve ser estimulante, em busca de uma educação de qualidade para jovens, adultos e idosos que são os sujeitos dessa modalidade de ensino. Igualmente, observamos que a formação deste profissional também é de extrema relevância, visto que a formação e prática docente são elementos constitutivos da sua identidade profissional.  

A formação de educadores

Quando as dimensões da formação do educador, vimos que ao contrário de uma educação bancária, o

educador precisa promover uma educação crítica que ajude aos educandos a possibilidade de compreender e como diz Freire, realizar a leitura da palavra e a leitura do mundo, leitura do contexto.  Para que isto seja possível, a práxis docente nesta área necessita ultrapassar o simples domínio de conhecimentos e recursos e técnicas, é necessário objetivos e finalidades concretas, respeitando as tendências educativas, as organizações curriculares, bem como os documentos normativos-legais ligados a formação de docentes. Ainda citando Núnes e Mota, podemos acrescentar, que o professor deve ser um profissional em sua forma integral que, ajuda o desenvolvimento pessoal/intersubjetivo do aluno, um facilitador do acesso do aluno ao conhecimento, alguém de cultura que domina de forma profunda sua área de especialidade, científica e pedagógica/educacional. 

              Na modalidade de educação jovens e adultos, percebemos nas aulas e leituras realizadas que a história da EJA também foi caracterizada por lutas em busca do direto a educação para todos. Sendo assim, muitas pessoas que buscam essa modalidade são pessoas que as vezes foram até marginalizadas e neste aspecto o papel do professor e sua prática docente se reveste de grande importância. Como diz, Ferraz, para alcançar objetivos positivos no processo de ensino aprendizagem, pensando na educação como sendo o meio para transformar a realidade do indivíduo, é necessário fazer com que estes sujeitos compreendam que através da aquisição de conhecimento será possível essa tão esperada transformação principalmente de si mesmo. 

Considerações finais

             Observamos de forma bem sintética, a importância do docente na educação de jovens e adultos. Vimos também, que este educador precisa ter um preparo adequado, bem como um comprometimento ético em sua prática docente. Ressaltamos, a questão de que na história da EJA construída com lutas e desafios, o educador necessita despertar naqueles que muitas vezes foram excluídos a possibilidade através da educação de serem inseridos em novas oportunidades que advém da educação.   

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

https://jus.com.br/artigos/74536/o-professor-de-educacao-de-jovens-e-adultos. Acesso em 13/10/2021.

NOVO, Benigno Núnez, Antônio Rosembergue Pinheiro e Mota. O professor de educação de jovens e adultos.

FERRAZ, Cleiton Pereira et al. Educação de jovens e adultos: reflexões sobre o papel do docente. Anais V CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2018. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/47065>. Acesso em: 09/10/2021 11:53. 


0 comentários:

Postar um comentário

Todos os comentários são bem vindos, porém espera-se que o respeito seja a base fundante dos relacionamentos sociais.