EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS CONCEITOS E POLÍTICAS PÚBLICAS
Título da pesquisa: Educação de Jovens e adultos conceitos e políticas públicas
Nomes
dos artigos pesquisados:
POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS, Márcia Rodrigues Neves Ceratti.
POLÍTICAS PÚBLICAS PARA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO BRASIL: A PERMANENTE (RE) CONSTRUÇÃO DA SUBALTERNIDADE – CONSIDERAÇÕES SOBRE OS PROGRAMAS BRASIL ALFABETIZADO E FAZENDO ESCOLA, Sonia Maria Rummert e Jaqueline Pereira Ventura.
USO
DE ARTIGOS CIENTÍFICOS PARA DIÁRIO DE BORDO
Resumo
A história da Educação de Jovens e Adultos
no Brasil, nos revela um longo processo e desenvolvimento nos diversos períodos
da história da Educação no Brasil. Em todo esse período que vai do período,
Brasil colônia até aos nossos dias, leis e políticas públicas foram sendo criadas,
com o propósito de atender o objetivo da EJA que é não somente a erradicação do
analfabetismo, mas também a inclusão social desses sujeitos que não tiveram por
algum motivo a oportunidade de estudar, ou completar seus estudos. Na realidade
o que se tem constatado é que, a EJA tem sido vista como base para atender as
necessidades sociais de empregabilidade em discursos políticos. O período no
qual vamos abordar se dá a partir de 1900.
Introdução
Uma das relações importantes que foram
observadas entre os artigos e as aulas está relacionado em que a EJA consiste
em atender às necessidades sociais voltadas a discursos políticos no qual estão
centradas na erradicação do analfabetismo, bem como na empregabilidade para a
formação de mão de obra, e a inclusão social e cidadania para aqueles que por
algum motivo não tiveram a oportunidade de estudar no tempo e período certo de
sua vida. Porém, o que se tem visto ao longo desta história é apenas um
discurso social e político que visa apenas a preparação de pessoas mais
qualificadas para mão de obra e não para a inclusão social que coloque todos os
cidadãos em situação de verdadeira igualdade.
Síntese
Histórica
Segundo Márcia Rodrigues, as primeiras iniciativas governamentais para lidar com o analfabetismo
entre adultos acontecem na década de 1940, ela aponta para realidade de que para acelerar o crescimento econômico do pais, a ideia era de que seria necessário o combate ao analfabetismo. É interessante notar que o analfabetismo sempre esteve entrelaçado com a realidade da miséria e a desigualdade social em nosso país. Foi destacado em aula e o artigo da Márcia Rodrigues também enfatiza que as medidas para a erradicação do analfabetismo no Brasil se acentuaram por conta do compromisso assumido pelo Brasil na conferência Mundial sobre educação para todos, a autora destaca que na década de 1990 os índices de analfabetismo tiveram queda, porém, o Brasil não conseguiu cumprir com sua meta. Mesmo assim, principalmente a partir da constituição de 1988 que segundo Rummert e Ventura que reconheceu o direito de todos à educação ao afirmar o ensino fundamental, obrigatório e gratuito, independentemente da idade, desde então a EJA passa a se constituir um dos principais meios para o combate ao analfabetismo.
Nesta trajetória segundo Rummert e Ventura, foi nos anos de 1990 , a LDB 9.394/96, o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e Valorização do Magistério (FUNDEF) e a reforma da Educação Profissional, por meio do decreto 2.208/97, redefiniram os rumos da política educacional, o que significou retrocesso no âmbito da Educação de Jovens e Adultos, por outro lado a nova LDB incorporou mudança conceitual ao substituir a denominação Ensino Supletivo por Educação de Jovens e Adultos. Dando continuidade ao desenvolvimento das políticas públicas na EJA podemos citar o Plano Nacional de Educação (PNE) sancionado em janeiro de 2001 que estabelece a alfabetização de 10 milhões de jovens e adultos em cinco anos. O PNE também estabelece vinte e seis metas e objetivos a serem alcançados em dez anos.
Portanto, o que pudemos
observar sinteticamente neste textos e aulas, e que muitas políticas públicas
foram criadas com objetivos importantes, mas o que na realidade acontece é que
muitos desses programas não atingiram a meta desejável, não entramos em
detalhes, mas o cenário atual quanto a EJA ainda está muito longe de alcançar
seus objetivos que é a erradicação do analfabetismo, bem como a inclusão social
dos milhares de brasileiros que ainda não sabem ler e escrever e proporcionar
um desenvolvimento profissional adequado ao mercado de trabalho. Precisamos ainda de políticas para a EJA, que
proporcionem uma formação geral deste sujeito, dando a ele o direito de
entender e intervir na sociedade na qual está inserido, o direito de tornar-se
cidadão. Deve também possibilitar o desenvolvimento de suas habilidades
naturais. Que possamos contribuir para isto deixe de ser uma utopia e seja uma
realidade.
REFERÊNCIAS
BIBLIOGRÁFICAS
http://www.gestaoescolar.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/producoes_pde/md_marcia_rodrigues_neves_ceratti.pdf.
Acesso em 04/10/2021.
Rummert, Sonia Maria e Ventura,
Jaqueline Pereira Políticas públicas para educação de jovens e adultos no
Brasil: a permanente (re) construção da subalternidade - considerações sobre os
Programas Brasil Alfabetizado e Fazendo Escola. Educar em Revista [online].
2007, n. 29 [Acessado 4 Outubro 2021], pp. 29-45. Disponível em:
<https://doi.org/10.1590/S0104-40602007000100004>. Epub
19 Set 2007. ISSN 1984-0411.
https://doi.org/10.1590/S0104-40602007000100004.
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