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EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS CONCEITOS E POLÍTICAS PÚBLICAS


 Título da pesquisa: Educação de Jovens e adultos conceitos e políticas públicas

Nomes dos artigos pesquisados:

POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS, Márcia Rodrigues Neves Ceratti.          

POLÍTICAS PÚBLICAS PARA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO BRASIL: A PERMANENTE (RE) CONSTRUÇÃO DA SUBALTERNIDADE – CONSIDERAÇÕES SOBRE OS PROGRAMAS BRASIL ALFABETIZADO E FAZENDO ESCOLA, Sonia Maria Rummert e Jaqueline Pereira Ventura.

USO DE ARTIGOS CIENTÍFICOS PARA DIÁRIO DE BORDO

Resumo

          A história da Educação de Jovens e Adultos no Brasil, nos revela um longo processo e desenvolvimento nos diversos períodos da história da Educação no Brasil. Em todo esse período que vai do período, Brasil colônia até aos nossos dias, leis e políticas públicas foram sendo criadas, com o propósito de atender o objetivo da EJA que é não somente a erradicação do analfabetismo, mas também a inclusão social desses sujeitos que não tiveram por algum motivo a oportunidade de estudar, ou completar seus estudos. Na realidade o que se tem constatado é que, a EJA tem sido vista como base para atender as necessidades sociais de empregabilidade em discursos políticos. O período no qual vamos abordar se dá a partir de 1900.

Introdução

             Uma das relações importantes que foram observadas entre os artigos e as aulas está relacionado em que a EJA consiste em atender às necessidades sociais voltadas a discursos políticos no qual estão centradas na erradicação do analfabetismo, bem como na empregabilidade para a formação de mão de obra, e a inclusão social e cidadania para aqueles que por algum motivo não tiveram a oportunidade de estudar no tempo e período certo de sua vida. Porém, o que se tem visto ao longo desta história é apenas um discurso social e político que visa apenas a preparação de pessoas mais qualificadas para mão de obra e não para a inclusão social que coloque todos os cidadãos em situação de verdadeira igualdade.

Síntese Histórica

       Segundo Márcia Rodrigues, as primeiras iniciativas governamentais para lidar com o analfabetismo

 entre adultos acontecem na década de 1940, ela aponta para realidade de que para acelerar o  crescimento econômico do pais, a ideia era de que seria necessário o combate ao analfabetismo. É interessante notar que o analfabetismo sempre esteve entrelaçado com a realidade da miséria e a desigualdade social em nosso país. Foi destacado em aula e o artigo da Márcia Rodrigues também enfatiza que as medidas para a erradicação do analfabetismo no Brasil se acentuaram por conta do compromisso assumido pelo Brasil na conferência Mundial sobre educação para todos, a autora destaca que na década de 1990 os índices de analfabetismo tiveram queda, porém, o Brasil não conseguiu cumprir com sua meta. Mesmo assim, principalmente a partir da constituição de 1988 que segundo Rummert e Ventura que reconheceu o direito de todos à educação ao afirmar o ensino fundamental, obrigatório e gratuito, independentemente da idade, desde então a EJA passa a se constituir um dos principais meios para o combate ao analfabetismo. 

Nesta trajetória segundo Rummert e Ventura, foi nos anos de 1990 , a LDB 9.394/96, o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e Valorização do Magistério (FUNDEF) e a reforma da Educação Profissional, por meio do decreto 2.208/97, redefiniram os rumos da política educacional, o que significou retrocesso no âmbito da Educação de Jovens e Adultos, por outro lado a nova LDB incorporou mudança conceitual ao substituir a denominação Ensino Supletivo por Educação de Jovens e Adultos. Dando continuidade ao desenvolvimento das políticas públicas na EJA podemos citar o Plano Nacional de Educação (PNE) sancionado em janeiro de 2001 que estabelece a alfabetização de 10 milhões de jovens e adultos em cinco anos. O PNE também estabelece vinte e seis metas e objetivos a serem alcançados em dez anos.

 Por fim, Rummert e Ventura destacam o programa Brasil alfabetizado implementado em 2003, este programa tem por finalidade capacitar alfabetizadores e alfabetizar cidadão com 15 anos ou mais que não tiveram oportunidade ou foram excluídos da escola antes de aprender a ler e escrever. Segunda as autoras, apesar de gradualmente o Programa vir incorporando as críticas e sendo reformulado, ainda são muitas as semelhanças que guarda com relação a outras iniciativas tomadas com o mesmo objetivo ao longo das seis últimas décadas. Porém, o plano Brasil alfabetizado estão longe do anunciado.

Portanto, o que pudemos observar sinteticamente neste textos e aulas, e que muitas políticas públicas foram criadas com objetivos importantes, mas o que na realidade acontece é que muitos desses programas não atingiram a meta desejável, não entramos em detalhes, mas o cenário atual quanto a EJA ainda está muito longe de alcançar seus objetivos que é a erradicação do analfabetismo, bem como a inclusão social dos milhares de brasileiros que ainda não sabem ler e escrever e proporcionar um desenvolvimento profissional adequado ao mercado de trabalho.  Precisamos ainda de políticas para a EJA, que proporcionem uma formação geral deste sujeito, dando a ele o direito de entender e intervir na sociedade na qual está inserido, o direito de tornar-se cidadão. Deve também possibilitar o desenvolvimento de suas habilidades naturais. Que possamos contribuir para isto deixe de ser uma utopia e seja uma realidade.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

http://www.gestaoescolar.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/producoes_pde/md_marcia_rodrigues_neves_ceratti.pdf. Acesso em 04/10/2021.

Rummert, Sonia Maria e Ventura, Jaqueline Pereira Políticas públicas para educação de jovens e adultos no Brasil: a permanente (re) construção da subalternidade - considerações sobre os Programas Brasil Alfabetizado e Fazendo Escola. Educar em Revista [online]. 2007, n. 29 [Acessado 4 Outubro 2021], pp. 29-45. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/S0104-40602007000100004>. Epub 19 Set 2007. ISSN 1984-0411. https://doi.org/10.1590/S0104-40602007000100004.



Um comentário:

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