Este blog tem como objetivo trazer reflexões bíblicas, filosóficas e educacionais que estimule a fé o pensamento critico e o respeito pela vida.

Inscreva - se

Quem sou eu

Minha foto
A maravilhosa disposição e harmonia do universo só pode ter tido origem segundo o plano de um Ser que tudo sabe e tudo pode. Isso fica sendo a minha última e mais elevada descoberta. Issac Newton. No princípio criou Deus os céus e a terra. Gn. 1.1
Marcos M. de Paula. Tecnologia do Blogger.
Powered By Blogger

SÍNTESE DIFERENÇA ENTRE PIAGET, VIGOTSKY E WALLON


 

PIAGET: Estudou como a inteligência se formava no ser humano, a origem da inteligência.

Teoria de Piaget: Epistemologia Genética

O foco de Piaget: O professor tem que ser um facilitador da aprendizagem na escola.

Ele diz que a aprendizagem do aluno acontece em fases:

1º Estágio: Sensório Motor - 0 a 2 anos

2º Pré-operatório – 2 a 7 anos

3º Operatório Concreto – 7 a 11 anos

4º Operatório Formal

Epistemologia Genética proposta por Piaget é essencialmente baseada na inteligência e na construção do conhecimento e visa responder não só como os homens, sozinhos ou em conjunto, constroem conhecimentos, mas também por quais processos e por que etapas eles conseguem fazer isso.

Principais conceitos de Piaget: construção moral da criança. Anomia/Heteronímia/autonomia.

Reversibilidade

Permanência do objeto, as capacidades que as crianças têm de subsistência mentalmente.

A figura de um objeto.

Construção da moral

Lógica da criança

Permanência do objeto.


Vigotsky

Estudou a origem das funções psicológicas superiores.

 Aprendizagem para Vigotsky: Interação da criança com o meio/cultura.

Teoria interacionista:

Para Vigotsky o professor é mediador da aprendizagem na escola.

Ele diz também que existem algumas fases da criança:

1º Infância – 0 – 3 anos

2º Infância – 3 - 9 anos

3º Adolescência – 10 – 17 anos

Principais Conceitos de Vigotsky:

Meio

Interações

Mediações

Planos Genéticos

ZDP

Wallon

Teoria de Wallon: Psicologia Genética.

A aprendizagem vai acontecer a partir da relação com o movimento e a afetividade. O professor para Wallon é um fortalecedor de vínculos.

Fases:

Estágio: impulsivo emocional

Estágio: Sensório Motor ou projetivo

Estágio: Personalismo

Estágio; Categorial

Estágio: Puberdade

Estágio: Adolescência

Conceitos: Afetividade/ Motricidade

 

Piaget: Desenvolvimento da aprendizagem no sentido biológico, com foco no amadurecimento das estruturas genéticas e celebrais.

Vigotsky: Desenvolvimento da aprendizagem com foco na interação com o meio externo e com a cultura.

Wallon: Desenvolvimento da aprendizagem no sentido psicológico, com foco na criação da identidade própria da criança. 

Marcos Moraes de Paula.

0 comentários:

Postar um comentário

Todos os comentários são bem vindos, porém espera-se que o respeito seja a base fundante dos relacionamentos sociais.