SÍNTESE DIFERENÇA ENTRE PIAGET, VIGOTSKY E WALLON
PIAGET: Estudou como a inteligência se
formava no ser humano, a origem da inteligência.
Teoria
de Piaget: Epistemologia Genética
O
foco de Piaget: O professor tem que ser um facilitador da aprendizagem na
escola.
Ele
diz que a aprendizagem do aluno acontece em fases:
1º
Estágio: Sensório Motor - 0 a 2 anos
2º
Pré-operatório – 2 a 7 anos
3º
Operatório Concreto – 7 a 11 anos
4º
Operatório Formal
A Epistemologia Genética proposta
por Piaget é essencialmente baseada na
inteligência e na construção do conhecimento e visa responder não só como os
homens, sozinhos ou em conjunto, constroem conhecimentos, mas também por quais
processos e por que etapas eles conseguem fazer isso.
Principais
conceitos de Piaget: construção moral da criança. Anomia/Heteronímia/autonomia.
Reversibilidade
Permanência
do objeto, as capacidades que as crianças têm de subsistência mentalmente.
A
figura de um objeto.
Construção
da moral
Lógica
da criança
Permanência
do objeto.
Vigotsky
Estudou
a origem das funções psicológicas superiores.
Aprendizagem para Vigotsky: Interação da
criança com o meio/cultura.
Teoria
interacionista:
Para
Vigotsky o professor é mediador da aprendizagem na escola.
Ele
diz também que existem algumas fases da criança:
1º
Infância – 0 – 3 anos
2º
Infância – 3 - 9 anos
3º
Adolescência – 10 – 17 anos
Principais
Conceitos de Vigotsky:
Meio
Interações
Mediações
Planos
Genéticos
ZDP
Wallon
Teoria
de Wallon: Psicologia Genética.
A aprendizagem vai acontecer a
partir da relação com o movimento e a afetividade. O professor para Wallon é um
fortalecedor de vínculos.
Fases:
Estágio:
impulsivo emocional
Estágio:
Sensório Motor ou projetivo
Estágio:
Personalismo
Estágio;
Categorial
Estágio:
Puberdade
Estágio:
Adolescência
Conceitos: Afetividade/ Motricidade
Piaget: Desenvolvimento da aprendizagem
no sentido biológico, com foco no amadurecimento das estruturas genéticas e
celebrais.
Vigotsky:
Desenvolvimento
da aprendizagem com foco na interação com o meio externo e com a cultura.
Wallon:
Desenvolvimento
da aprendizagem no sentido psicológico, com foco na criação da identidade
própria da criança.
Marcos
Moraes de Paula.
0 comentários:
Postar um comentário
Todos os comentários são bem vindos, porém espera-se que o respeito seja a base fundante dos relacionamentos sociais.